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21 jan

BIER inBOX agrega diversidade ao mercado cervejeiro

Empresa apresenta um portfólio variado de cervejas artesanais, gastronomia e música de qualidade

Localizada em Paulínia (SP), a Bier inBox surgiu da paixão e apreciação de uma boa cerveja artesanal atrelada à comida de qualidade e um bom rock’n roll. Esse tripé é o que fez do empreendimento um sucesso no município. O nome “BIER” vem do alemão e significa cerveja, “INBOX” vem do inglês e quer dizer “na caixa”, por isso, o empreendimento é a primeira cervejaria artesanal construída dentro de contêineres, com um design exclusivo.

A frente do negócio estão cinco sócios: Gabriela Tardin, Paulo Tardin, André Araújo, Flávia Ferraro e Paula Nassif. A fábrica está presente em um espaço de 2 mil metros quadrados, na Rua dos Imigrantes, nº 886. Gabriela Tardin contou ao EncontroELAS um pouco da história do empreendimento e provou que “lugar de mulher é onde ela quiser”, inclusive no mercado cervejeiro.  Acompanhe!

Quando e por qual motivo você começou a empreender?

Tudo começou quando meu marido foi desligado da empresa em que trabalhava e decidiu não voltar mais ao mundo corporativo, depois de quase 20 anos neste ramo. Já conversávamos sobre a possibilidade de montar um negócio e a cervejaria era uma de nossas opções. A partir daí começamos a pensar na empresa, assim como a melhor maneira de viabilizá-la.

Como surgiu a BIER inBOX?

Os planos começaram em outubro de 2016: estudo de mercado, de viabilidade, análise dos investimentos necessários, busca de sócios e todo o suporte que precisaríamos para iniciar a nossa cervejaria.

Passado o período de planejamento, inauguramos a BIER inBOX em maio de 2017. Um projeto inovador: a primeira cervejaria toda construída em contêiner do Brasil e o primeiro Brew Pub, bar dentro de uma fábrica, da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Nos juntamos a outros dois sócios, amigos que haviam estudado comigo na faculdade e a BIER inBOX saiu do papel.

Qual o diferencial do seu negócio?

Somos uma cervejaria que preza pela qualidade de produtos e serviços. Não só na cerveja produzida, como também nos serviços prestados a nossos clientes, os “cervejeiros ciganos”. Atendemos um nicho do mercado cervejeiro e o suportamos nesse processo de transição do “cervejeiro caseiro” para o “cervejeiro profissional”, oferecendo melhores condições de produção, com preço justo, qualidade e pontualidade de entrega, além de todo o suporte para regularização de suas cervejas. Isso certamente é o que mais pesa no momento da decisão de produção conosco.

 

Podemos falar de valores? Quanto foi investido? O investimento já se pagou?

Investimos cerca de R$600.000 em 2017. Passamos um período operando no vermelho, enquanto ainda tínhamos nossa hamburgueria funcionando.
Tivemos que nos reinventar e tomar algumas decisões estratégicas para a continuidade do negócio. Desde o fechamento da cozinha, em março de 2019, estamos operando no positivo. Então, o investimento ainda não se pagou. Mas, os ventos agora são promissores e os resultados muito positivos.

Quais os tipos de cervejas artesanais oferecidas por vocês, bem como outros itens do cardápio da Bier in Box? Qual a média de preços?

Iniciamos com quatro estilos de cerveja artesanal em nosso portfólio. Hoje temos mais de dez em nossas torneiras. Como produzimos para outras cervejarias, sempre temos alguma cerveja de parceiros conectada em nosso bar.

O Pub hoje serve como um showroom para que as pessoas possam conhecer nossa marca, bem como os produtos. No bar não temos a operação de alimentos, por isso, trabalhamos com food trucks parceiros para oferecer variedade aos clientes. Os preços das cervejas variam entre R$8,00 e R$15,00, dependendo do estilo e do tamanho, 300 ml ou 473 ml.

Quais as principais cervejas da casa? O que nessas cervejas atraiu o público?

As “queridinhas” são a Lager e a Session IPA. A Lager é uma das favoritas do público, pois, traz a leveza e refrescância sem perder o aroma e sabor de uma boa cerveja artesanal. Já a Session IPA se destaca por ser a porta de entrada para aquele cliente que quer iniciar a apreciação de uma cerveja mais amarga, mas, ainda não desenvolveu o paladar para as IPA’S tradicionais.

Qual o volume de produção mensal/anual?

Nós triplicamos nossa capacidade produtiva em agosto do ano passado: temos 10 fermentadores na fábrica e conseguimos girar um volume mensal em torno de 10/12 mil litros. De outubro de 2019 para cá, estamos operando em nossa capacidade máxima.

Há possibilidade de comprar cerveja e levar para casa?

Sim. Trabalhamos com opções de growlers, que são vasilhames de vidro ou PET em que o cliente escolhe o tipo de cerveja que deseja e leva para consumir em sua casa. Além disso, trabalhamos com a venda de barril para festas e eventos.

Comente sobre os desafios enfrentados pelas mulheres neste mercado.

O mercado cervejeiro é tradicionalmente um mercado masculino. São poucas as mulheres que se aventuram a entrar nele. O preconceito é muito presente, mas isso é algo que vem mudando gradativamente. Atualmente, temos algumas mulheres se destacando a frente de Institutos de Cerveja, como sommeliers e também como donas de cervejarias. Vencer a barreira de que “mulher não entende de cerveja” certamente é o maior desafio.

Qual dica que você dá para as mulheres que sonham em empreender neste ramo?

Persistir. Não desistir e não ter medo de mudar os rumos daquilo que você desenhou originalmente. Estudar o mercado, entender as opções, se dedicar muito e fazer o seu sonho dar certo.

Como você resume o seu jeito de empreender?

Desde que inauguramos, há quase três anos, tivemos que nos reinventar diversas vezes. Parar, pensar e mudar. Mudar a rota, o rumo, o negócio. Então, acho que o jeito BIER inBOX de empreender é esse: resiliência, coragem e persistência para fazer dar certo!

Quer saber mais sobre o BIER inBOX? Confira:

Site: https://www.bierinbox.com.br/?fbclid=IwAR1IY3dJ_u6ocmLekxpf0B6ttWILctpKN8y7-ETkb2Uz_3LNLJ0GFhdAz1U

E-mail: contato@bierinbox.com.br

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Telefone: (19) 3984-7991

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adriana roma