Fundada em Campinas (SP), escola “Grão de Mostarda” tem a missão de ensinar as pessoas a buscarem mais saúde e a conquistarem a melhor performance através de uma boa alimentação
Depois de participar de um workshop sobre bolos saudáveis, Ana Sara Ribeiro, decidiu que criaria a “Grão de Mostarda”, uma escola de culinária saudável com aulas teóricas e práticas sobre técnicas, receitas funcionais e estudo do benefício nutricional dos alimentos. Hoje, a missão dela é ensinar habilidades para serem utilizadas na cozinha e dar dicas de como cuidar da saúde através do consumo consciente na alimentação. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre a trajetória dela!
- Quando e por qual motivo você começou a empreender?
Sou de Fortaleza (CE) e faço parte de uma família, por parte de mãe, de tias costureiras e, por parte de pai, de tios pedreiros. Ou seja, uma família batalhadora e que sempre empreendeu. Por isso, o empreendedorismo sempre esteve presente na minha vida. Então, quando eu mudei para o estado de São Paulo, em 2015, a primeira coisa que eu queria fazer era empreender. O primeiro passo foi montar uma loja de brindes e presentes personalizados, o que foi uma experiencia incrível e de muito aprendizado. Porém, depois de dois anos, a empresa não estava indo bem e resolvemos vender. Depois de fechar a empresa quis trabalhar em corporações para poder aprender e me desenvolver melhor, para eu empreender de novo tendo uma nova visão. E foi no começo de 2018, que resolvi empreender novamente com um novo sonho!
- Foi aí que surgiu a Grão de Mostarda? Conte-me um pouco mais sobre este processo!
Sim. A ideia surgiu quando eu estava voltando de um workshop de bolos saudáveis. Sou apaixonada por alimentação, saúde e bem-estar, e aquela foi a primeira vez que eu aprendi a fazer um bolo muito nutricional e bem gostoso. Voltei para casa chorando de emoção e querendo que todas as pessoas pudessem ter a mesma experiência que eu. Foi assim que surgiu a ideia de ter uma escola de culinária saudável.
- Como a empresa está estruturada hoje?
Localizada em Campinas (SP), a nossa empresa tem a missão de ensinar as pessoas a buscarem mais saúde e a conquistarem a melhor performance através de uma boa alimentação. Nossa visão está fundamentada em três pilares: novos hábitos, que envolvem gerar uma mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros, diminuindo a taxa de obesidade e doenças crônicas; sabores, pois, por meio do ensino culinário, aumentamos a qualidade dos alimentos, construindo uma nova concepção de que saudável também pode ser gostoso; e saudável e acessível, já que o nosso objetivo é popularizar o consumo da gastronomia saudável, gerando mais oportunidades para empreendedores do setor, resultando em diversidade, preço popular e fácil acesso a todos.
- Qual o grande diferencial da Grão de Mostarda?
O grande diferencial da escola é que, além de aprender as técnicas de culinária e conceitos de gastronomia, você terá aula de nutrição e irá aprender de fato qual o benefício que aquele alimento traz para a saúde, pois queremos formar pessoas muito mais conscientes sobre o que elas estão comendo.
- Recentemente, a escola Grão de Mostarda passou pelo Programa de Pré-Aceleração de Negócios Go On Women. Como foi esta experiência?
O programa chegou no tempo certo da minha vida e da minha empresa. Eu estava desenvolvendo a ideia e tentando estruturar melhor. Porém, não sabia como fazer e nem como começar e a cada aula eu conseguia resolver uma questão da minha empresa e elaborava uma parte dela. Tivemos aula de finanças, modelo de negócio, proposta de valor, marketing, direito, entre outros conteúdos. Graças ao programa de aceleração, eu pude pensar em cada uma dessas áreas e estruturar um plano. Antes de participar da Aceleração, por exemplo, eu só tinha a ideia e algumas pesquisas de mercado. Agora, já realizamos um curso e já temos mais dois previstos para novembro.
- Conte um pouco mais sobre os próximos cursos.
Teremos duas aulas de culinária em novembro. A primeira, será no dia 24 e abordará a confeitaria funcional. Na ocasião, ensinaremos quatro receitas de bolos e tortas. Já no dia 28, faremos uma aula sobre “raw food”, alimentação baseada no consumo dos alimentos crus. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link divulgado em nosso Instagram (@culinariagraodemostarda) ou no site: https://www.escolagraodemostarda.com.br/
Bônus – Ana Sara Ribeiro responde o que é empreender: