Topo
13 nov

Quando o hobby vira negócio

Após passar anos fazendo bolos e doces para os aniversários de familiares e amigos, Sylvana Bayer resolveu profissionalizar o que era considerado um “passatempo” e criar a Fofitos Doces

Morando em Campinas (SP) há 10 anos, a capixaba Sylvana Bayer sempre gostou de empreender e nunca quis saber de ficar parada. Desde os tempos de escola, ela esteve à frente de projetos e desafios. “Mal terminava uma coisa e já estava pensando em outra”, conta. Foi essa personalidade que a fez começar a empreender para valer no ano passado, quando decidiu comprar um forno elétrico e começou a fazer biscoitos caseiros e bolos artesanais para serem servidos no café da manhã ou da tarde.

A decisão, na verdade, veio de um caminho natural. “Sempre fiz festa para os amigos. Para se ter uma ideia, o bolo e os doces do meu aniversário de 10 anos foram feitos por mim. Mais tarde, foi a vez de começar a organizar as festas para o meu filho e sobrinhos, em que eu cuidava desde os bolos e doces até à decoração, ao ponto de todos ficarem na expectativa sobre o que eu levaria de novidades”, relembra Sylvana. Quando os pedidos começaram a surgir de outros membros da família e amigos, ela viu que havia chegado o momento de profissionalizar a operação e criar a “Fofitos Doces”.

Atualmente, ela classifica a Fofitos como uma empresa doméstica que está em plena expansão. O que tem ajudado muito neste processo, inclusive, é a participação no Programa de Pré-Aceleração de Negócios Go On Women. “Com a ajuda do programa, estou identificando a proposta de valor do meu negócio, analisando-o como uma empresa, com fluxo de caixa, planejamento de Marketing, entre outras coisas”, conta. “Antes eu era uma mulher com o desejo de vender bolos. Hoje, eu me vejo como a CEO da Fofitos, uma empreendedora que conhece seus objetivos, que tem um plano de negócio estruturado e com metas a serem seguidas”, complementa.

Para quem sonha em trilhar o mesmo caminho, Sylvana dá a dica: “Não tenha medo, siga seus instintos e procure ajuda. Cada profissional sabe de sua área. Eu, por exemplo, só sei fazer bolos, então procurei profissionais que pudessem me ajudar com a criação de logo, site, procedimentos financeiros, etc. Coloque tudo no papel, tudo mesmo, assim saberá onde estará o seu gargalo. E, por fim, saiba separar a sua vida profissional da pessoal”, finaliza.

Para saber mais sobre a Fofitos Doces, acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/fofitosdoces/

Instagram: https://www.instagram.com/fofitosdoces

Comentários

comentários

Leticia Milaré