Topo
1 set

Projeto campineiro leva o empreendedorismo a mulheres encarceradas

Criada em 2012, ação acontece dentro de duas das penitenciárias da região e já atendeu cerca de 150 pessoas

Levar cor e cheiro, além de autoestima e empoderamento econômico às mulheres encarceradas da região de Campinas (SP). Este é o objetivo do Projeto Eva, que por meio da fabricação de sabonetes artesanais tem estimulado o empreendedorismo entre as mulheres encarceradas das penitenciárias de Campinas e Mogi Guaçu.

No caso de Campinas, os encontros entre a equipe do Eva e as participantes são realizados semanalmente e a cada um deles – com duração de cerca de duas horas – são elaboradas dinâmicas com temas voltados ao empreendedorismo, tais como vendas, cálculo de preços e comportamento no mercado. Finalizada a dinâmica, o grupo é reunido para iniciar a fabricação dos sabonetes que, posteriormente, são vendidos pelas voluntárias do Projeto. Quando saem da penitenciária, as detentas recebem 70% dos lucros das vendas.

O mesmo acontece na unidade de Mogi Guaçu, com a diferença de que as reuniões são realizadas  a cada 15 dias.

 

Os benefícios

De acordo com Lizandra Alencar, líder do Projeto Eva , os frutos da participação no projeto podem ser colhidos ainda no cumprimento da pena e se estendem até depois do retorno ao convívio em sociedade. “Como as condições dentro da penitenciária costumam ser bem precárias, principalmente no que tange a higiene, o dinheiro que elas recebem na saidinha já ajuda a reverter isso”, conta. Segundo ela, os resultados alcançados pelo projeto em 2015 mostram que o Eva pode elevar a renda das participantes em até 2361% por hora trabalhada.

Há também o “Pós Eva”, que auxilia as mulheres em liberdade a entrarem novamente no mercado de trabalho por meio de consultoria para a elaboração de um bom currículo e participações em entrevista de emprego. O suporte ainda acontece em casos de participantes que optam por criar o próprio negócio. “Ano passado tivemos um caso de sucesso de um ex detenta de Mogi Guaçu: ela já tinha experiência como manicure, mas não tinha condições de comprar os equipamentos. Nós a ajudamos e hoje ela exerce na área”, diz Lizandra.

 

Direto do Projeto: (19) 3754-8512
Nome Completo: Projeto Eva – organizado pela Enactus FACAMP
Contato: eva@enactusfacamp.com

Redes Sociais:
Facebook (EvaProjeto)

Comentários

comentários

adriana roma