Pesquisa realizada, nos EUA, pelos autores Shawn Achor e Michelle Gielan revela os benefícios a longo prazo da união entre as mulheres.
Participar de grupos de Networking é uma ótima maneira de estabelecer uma rede de contatos ou conexões com pessoas que possuam interesses em comum. Mas você já parou para pensar nos impactos que isso traz no trabalho e na sociedade, quando falamos da união de mulheres neste tipo de evento? Essa pergunta foi respondida por uma pesquisa realizada, em 2017, por Shawn Achor e Michelle Gielan – autores de best-sellers famosos sobre o mercado de trabalho, como o livro “The Happiness Advantage”.
Realizada com 2,6 mil entrevistadas que participaram do “Conferences for Women” em vários estados dos EUA, o levantamento buscou examinar resultados que ocorreram no ano seguinte à participação no evento, em comparação com àquelas que se inscreveram, mas não chegaram a comparecer. A pesquisa teve, ainda, dois pontos principais como base: resultados financeiros (aumentos salariais e promoções) e resultados intelectuais (mais otimismo, menores níveis de estresse e o sentimento de conexão).
Divulgados na Harvard Business Review (HBR), os resultados mostram que, para as mulheres que se inscreveram para uma conferência, mas ainda não compareceram, 18% receberam uma promoção durante o período estudado. Entre as mulheres que participaram do evento, o índice de promoções chegou a 42%. Em outras palavras, no ano posterior à conexão com as colegas em conferências para mulheres, a probabilidade de receber uma promoção dobrou.
Além disso, 5% das mulheres do grupo de controle receberam um aumento salarial de mais de 10%, em comparação com os 15% de mulheres que participaram da conferência. Isso significa que, em um ano, as participantes tiveram o triplo da probabilidade de um aumento de 10% no salário. Para finalizar, cerca de 78% das participantes de eventos de networking para mulheres relataram sentir-se mais otimistas em relação ao futuro após esse contato.
Em entrevista para o HBR, a fundadora da “Conferences for Women”, Laurie Dalton White, explicou que algo especial acontece quando você percebe que não está sozinho. “Estabelecer conexões e construir relacionamentos com outros participantes e palestrantes ajuda as mulheres a compreender o seu valor, e então elas aprendem estratégias para pedir promoções, buscar pagamento justo e até se tornar mentores para os outros”, afirmou.
Para Patrícia Donato, membro fundadora do Business Network International (BNI) Cambuí, em Campinas (SP), e idealizadora do blog “A Dona do Dinheiro”, o impacto que os eventos deste porte podem proporcionar é o de conexões verdadeiras, com parcerias ganha-ganha e com a compatibilidade de propósitos. “Com as reais conexões, a empresária combaterá dois vilões do mercado: a solidão empresarial e a escassez de negócios, muitas vezes provocada pela concorrência”, explica.
Quanto aos impactos que esses encontros trazem para a sociedade e para o mercado de trabalho, como um todo, Patrícia é categórica: “No meu ponto de vista, tanto a sociedade quanto o mercado só têm a ganhar. Se a mulher a cada dia desenvolve melhor suas competências e cresce perante seus desafios, todos ganham”, finaliza.