Topo
6 abr

Empreendedorismo social: como obter lucro gerando impacto positivo na sociedade

Por Mariana Dandara

Clarissa Loureiro, entusiasta do empreendedorismo social.

O empreendedorismo social se caracteriza pela criação de negócios que possuem o objetivo de gerar lucro para o empreendedor por meio da resolução de problemas sociais.

A engenheira elétrica e entusiasta do empreendedorismo social, Clarissa Loureiro, explica que a lógica do negócio social é a de criar uma empresa com um plano financeiro bem organizado que deve gerar sua própria receita a partir da venda de produtos ou serviços que a população de baixa renda precisa.

Uma das áreas possíveis de atuação nesta forma de empreender é a de construção de moradias. O déficit habitacional brasileiro alcançou a marca de 7,7 milhões de domicílios, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sendo assim, serviços habitacionais a preços e formas de pagamentos acessíveis podem ser explorados como práticas que transformam a sociedade e ao mesmo tempo garantem lucratividade ao empreendedor.

O empreendedorismo social é um meio de encontrar soluções para questões ambientais – produção e tratamento adequado do lixo, energia elétrica e desmatamento, por exemplo – e também solucionar problemas inerentes às situações de vulnerabilidade social, dentre eles a falta de moradia e saneamento básico, o acesso restrito ou até mesmo nulo a cultura, a má alimentação como gerador de problemas nutricionais e a qualidade inferior da educação. “A ideia é que as pessoas ganhem dinheiro transformando a sociedade, com soluções de negócios para problemas socioambientais”, conclui Clarissa.

Direto da fonte
Clarissa Loureiro
Contato: 19 98229-2109
Facebook: clarissa.loureiro

Comentários

comentários

Leticia Milaré