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14 out

Do sonho à realidade: La Loba, a linha vegana de bolsas que conquistou o mercado brasileiro

Kaline Oliveira está à frente da La Loba, a primeira marca do País a receber o selo Vegan Society 

Pioneira na produção de bolsas sustentáveis e veganas no Brasil, a La Loba nasceu literalmente de um sonho da empresária, Kaline Oliveira. Atriz por formação, Kaline contou ao EncontroElas que tudo começou com sonhos em que se via costurando bolsas, escolhendo tecidos e estampas. Ela se matriculou em cursos de patchwork, corte, costura e passou a confeccionar algumas bolsas. Kaline então se apaixonou por esse trabalho, lançando em 2014 a La Loba, uma marca de bolsas veganas.

A fundadora e diretora criativa da empresa explica que enfrentou alguns desafios para colocar a marca no mercado. No início, ela foi taxada de louca por parceiros e colaboradores, que diziam ser impossível construir uma marca de bolsas vegana no Brasil. Ela afirma que foi preciso conscientizar as pessoas de que o veganismo não está ligado apenas à comida. É uma filosofia de vida, que engloba o consumo, roupas e acessórios. 

A marca segue o conceito “slow fashion”, uma alternativa socioambiental baseada no consumo consciente e sustentável, com bolsas e acessórios únicos. “O slow fashion é pensado para que o produto não seja descartado. São produtos feitos de forma única para serem aproveitados o máximo possível. Nossas bolsas são feitas para durar, são atemporais, não estão ligadas ao que é tendência de uma estação”, afirma Kaline.

Trabalhar com um produto vegano é um dos propósitos da empresária, presente na relação dela com os colaboradores e parceiros da marca. “As pessoas que trabalham comigo estão alinhadas com o meu propósito. São conscientes sobre o conceito que a marca apresenta, com a filosofia e a identidade do consumo consciente atrelados à La Loba”.

Com as coleções “Gaia”, “Majesty”, entre bolsas sofisticadas e leves com os modelos pirâmide, tiracolo, saco, tambor e clutch, as peças são feitas com materiais alternativos como o laminado vegetal, material biodegradável extraído de seringueiras, tecidos reciclados descartados pela indústria têxtil e ressignificados em peças sustentáveis, conforme destaca Kaline. Sobre o processo de criação das peças, ela lembra que buscou inspiração na natureza, em mulheres como Frida Kahlo, nos personagens da mitologia grega como a Medusa. Outra referência marcante e que inspirou o nome da marca é o livro “Mulheres que correm com os lobos”, da escritora Clarissa Pinkola. “Aquela bolsa que você vê no meu site, em uma feira ou até mesmo em uma revista é carregada de histórias. Não é apenas uma marca de bolsas. É um produto cheio de informações e significados do universo feminino”. 

Selo Vegan Society

Em janeiro de 2018, a La Loba foi a primeira empresa de moda vegana no Brasil a receber o selo Vegan Society. O reconhecimento é concedido por uma organização responsável por criar e registrar o termo veganismo, em 1944. O selo atesta que a produção da marca é 100% vegana. “Foi maravilhoso porque é uma certificação internacional reconhecida em diversos países. Ficamos honrados em ser a primeira marca de moda no Brasil a receber essa certificação”, comemora. A La Loba também possui os selos PETA, CO² Neutro e EuReciclo. 

Em 2019, a marca figura entre os 500 melhores projetos socioambientais da América Latina e Caribe na premiação Latinoamérica Verde, que reconhece ações que se destacam como exemplos de compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social. Quanto aos planos para o futuro, Kaline afirma que coleção de 2020 será inspirada em sua transição pessoal/profissional, com questões fortemente ligadas à essência feminina. De acordo com a empresária, a La Loba estreitou relações com alguns países e pretende exportar os produtos em 2020, mas enfatizou que há muito potencial para o mercado brasileiro.

Para as mulheres que desejam seguir no empreendedorismo, Kaline aponta que o melhor caminho é acreditar em si mesma. “Acredite em você. Nós, brasileiros, valorizamos o que vem de fora e nos esquecemos da riqueza da nossa história, de nossa cultura. Evite comparativos. A sua história é aquilo que você é, acredite no seu potencial e busque os seus sonhos”.

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adriana roma