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20 ago

Do antigo ao novo: o incrível universo da Hype Vintage

Criada pela Designer de Moda, Juliana Schmid Tomazini, loja segue o conceito de moda consciente feita a partir de peças resgatadas e customizadas

Movida pela vontade de criar algo inovador, que trouxesse mais independência e flexibilidade para a sua vida, a Designer de Moda, Juliana Schmidt Tomazini, criou a Hype Vintage, uma loja de roupas online que segue os princípios do upcycling, também conhecido como reutilização criativa. Em outras palavras, essa tendência consiste no processo de transformação de subprodutos ou produtos considerados inúteis e indesejados em novos materiais de melhor qualidade ou com maior valor ambiental. Por isso, as peças de roupas que chegam na Hype Vintage sempre ganham uma nova roupagem por meio da customização.

Juliana conta que, desde os 10 anos de idade, já customizava camisetas para vender na escola ou para a família, mas que a iniciativa de criar a loja surgiu a partir de uma viagem que ela fez em 2017. “Fui para Londres fazer dois cursos e, como a Inglaterra é um dos países que mais descarta peças de roupas, visitei muitos brechós e feiras de rua que trabalhavam tanto com peças vintage como com peças de descarte… E isso me inspirou”, relembra.

Além disso, Juliana também conheceu brasileiras de alma empreendedora que estavam morando por lá e que a motivaram a entrar nesse mundo. “Voltei para o Brasil cheia de ideias e foi assim que a Hype Vintage nasceu, em março deste ano”, complementa. Como a havia se formado em Designer de Moda, ela relembra que possuía muito material parado em casa, como retalhos de tecidos, que passaram a ser utilizados na customização de roupas – o que reforça a questão sustentável do projeto.

Atualmente, a Hype funciona em duas redes sociais (Facebook e o Instagram), mas os planos futuros incluem criar um e-commerce ou um espaço físico. “Hoje, grande parte das vendas é realizada pessoalmente em um espaço que montei em minha casa e nas feiras que participo”, conta Juliana, reforçando que, como a empresa é nova, o principal objetivo para 2018 é torná-la conhecida por meio da participação em eventos, de parcerias e da difusão do conceito da moda sustentável.

Para quem também deseja seguir uma trajetória empreendedora, a proprietária da Hype Vintage dá a dica: “Se joga! Comece com o que você tem, não deixe que o medo te paralise. Com o tempo você poderá investir e deixar seu negócio do jeito que sempre sonhou”, diz. Ela reforça que as dificuldades sempre vão aparecer e que, nestes momentos, é fundamental procurar conversar com outras empreendedoras. “Acho o empreendedorismo feminino uma das mais importantes ferramentas de empoderamento. Empreender para mim é o futuro e acho incrível que as mulheres estejam desbravando essa possibilidade e criando representatividade para as gerações futuras”, finaliza.

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Leticia Milaré