A campineira Cristiane Mendes de Oliveira, formada em Comércio Exterior, decidiu abandonar a busca por um novo emprego fixo para criar o seu próprio negócio
Depois de muito adiar, Cris Mendes, como gosta de ser chamada, resolveu arriscar e criar um negócio próprio. O primeiro passo foi comprar uma franquia de camisetas personalizadas para vender pela internet, experiência que abriu os olhos dela para as ferramentas digitais de marketing e para o marketing como um todo. Foi assim que surgiu a ideia de criar a “Contexto com Pré-texto”, consultoria de marketing digital que oferece, ao pequeno empreender, serviços de agências grandes a um preço acessível, a partir da produção de conteúdo para sites, blogs e redes sociais, entre outras atividades.
“Descobri que era possível ganhar dinheiro criando conteúdo para blogs e sites e, como gosto de escrever, resolvi apostar neste mercado. Consegui alguns jobs bons no começo, mas não dei continuidade, pois eu estava com o site das camisetas e em um emprego fixo”, relembra Cris. “Quando saí da empresa em que eu estava, resolvi pegar novos jobs para a criação de conteúdo e, como participo de palestras e eventos para criar networking, passei a conquistar clientes mais próximos”, complementa. Com os relacionamentos se estreitando, Cris identificou na fala dos clientes que, além da criação de conteúdo, eles também precisavam fazer a gestão de suas redes sociais e aumentar sua presença nessas mídias. Então, ela passou a estudar mais profundamente as principais redes sociais e começou a ofertar, além da criação de conteúdo, a gestão das mídias.
Outro ponto que permitiu o crescimento da “Contexto com Pré-Texto” foi a participação no Programa de Pré-Aceleramento de Negócios Go On Women. “Embora eu tenha estudado sobre práticas administrativas e de gestão na época da faculdade, tudo sempre esteve no campo da teoria. A Pré-Aceleração permitiu que o conhecimento, transmitido pelos monitores, fosse mais tangível na hora da execução das atividades diárias e no planejamento de novas ações”, conta Cris, ressaltando que hoje consegue ter uma visão clara dos passos a serem dados, os equívocos que ocorrem e como corrigi-los mais rapidamente.
Para quem deseja trilhar o mesmo caminho, a empreendedora recomenda cautela. Afinal, muitas pessoas querem empreender para ter autonomia. Porém, se lançam acreditando que ficarão ricos da noite para o dia. “Eu mesma tinha essa visão equivocada. Quando resolvemos ter nosso próprio negócio, passamos a ter mais autonomia e flexibilidade, sim. Contudo, o trabalho aumenta muito, pois somos responsáveis por todas as etapas que envolvem o negócio”, diz. Segundo ela, colocar todas essas engrenagens rodando em harmonia requer o seu devido tempo de maturação. Por isso, paciência, resiliência e controle da ansiedade são fundamentais para alcançar os primeiros frutos. “O importante é planejar e não desistir. Outra dica que dou e que ajuda muito é em relação ao networking. Criar uma rede de relacionamentos é imprescindível. Nós já vivemos em rede, mas muitos não se deram conta disso. Ninguém faz nada sozinho. Compartilhar ideias, problemas e até mesmo angústias faz muita diferença”, finaliza.
Para saber mais, acesse: https://www.facebook.com/cris.mendes.contexto/