Desenvolvido pela empreendedora Carina Bonano Capacle, o aplicativo já está disponível nas lojas da Google Play e Apple Store desde novembro de 2017
Nascida a partir do trabalho voluntário realizado por sua idealizadora, Carina Bonano Capacle, a Yoseph traz como propósito a oportunidade de se unir a grandes causas e fazer o bem. O aplicativo une entidades a pessoas dispostas a apoiá-las e vai além: empresas do e-commerce que são parceiras da Yoseph entram neste ciclo para oferecer recompensas aos doadores. A dinâmica de ganha-ganha é simples. A cada doação feita para uma das entidades cadastradas no aplicativo, o doador acumula pontos que são convertidos em cupons de recompensas, que podem ser utilizados em qualquer e-commerce parceiro da Yoseph.
“Como voluntária do Grupo de Apoio ao Animal de Rua (GAAR), já participei de muitas feiras de adoção e percebi que, muitas pessoas que não podiam adotar um animal, tentavam ajudar de outras formas, como por meio de doações de ração ou dinheiro”, relembra Carina, destacando que essas doações eram feitas de forma pontual. “Pensando nisso, resolvi criar uma ferramenta que mantivesse uma comunicação ativa com esses doadores, fidelizando-os e possibilitando a doação mensal. Foi assim que surgiu a Yoseph”, conta.
Segundo Carina, que além de empreendedora, também é formada em Letras, Pedagogia e Psicopedagogia, a proposta inicial não era obter um ganho pessoal, mas sim coletivo. “A ideia era abrir uma empresa com foco no ganho social completo, em que entidades, pessoas e empresas pudessem ser favorecidas. Meu principal motivador realmente foi mudar o mundo e a visão das pessoas sobre como elas podem contribuir com o outro, promovendo uma verdadeira mudança coletiva”, explica.
Disponível para Android e iOS, o aplicativo da Yoseph já pode ser baixado e utilizado pelos doadores. Atualmente, a empresa tem trabalhado no cadastro de novas entidades, mas as instituições até então cadastradas já podem receber doações. “Entraremos, agora, na fase de buscar novos parceiros dentro do e-commerce, porém, os pontos dos usuários que fizeram alguma doação já estão sendo acumulados e poderão ser trocados em breve”, conta Carina.
Para esta nova etapa, a Yoseph contará com uma ajuda especial. A empresa foi selecionada para participar de um programa do Founder Institute, principal acelerador de estágio de ideias e de lançamento de startups do mundo. Com inicio previsto para agosto e uma programação de três meses, o programa deve ajudar a Yoseph a atingir um de seus principais objetivos, que é se tornar a primeira rede social do bem. Não é a toa que nome da startup é o diminutivo para “Your Opportunity Step up and Embrace PHilanthropy” ou, na tradução para o português, “sua oportunidade de dar um passo e abraçar a filantropia”.