Topo
21 maio

Campinas recebe Startup Weekend Women no próximo fim de semana

O objetivo é fomentar o empreendedorismo feminino na cidade, gerar negócios e estimular o ecossistema empreendedor

Com o intuito de auxiliar mulheres empreendedoras e aproximar pessoas que compartilham de ideias criativas, Campinas recebe o Startup Weekend Women 2019 entre os dias 24, 25 e 26 de maio, no Venture Hub. O evento propõe uma imersão, na qual as participantes são desafiadas a montar, na prática, uma startup em um final de semana.

Estarão reunidas para esta edição cerca de 100 empreendedoras. Mulheres que já inspiram com suas histórias, jovens que almejam se tornar empresárias, empreendedoras que tem ideias inovadoras e que nem imaginam como colocá-las em prática, além de um time de mentoras que são destaques no cenário nacional com seus negócios de sucesso. Sendo assim, é proposto que 75% das participantes, mentoras e organizadoras sejam mulheres.

Para provar o avanço do empreendedorismo feminino, uma pesquisa realizada por Boston Consulting Group (BCG), em parceria com a rede de aceleradoras MassChallenge, dos EUA, apontou que startups fundadas por mulheres geram em receita mais do que o dobro do dólar investido em empresas criadas por homens. Atualmente, existem cerca de 7,9 milhões de empreendedoras no país, segundo o Sebrae. Empresas lideradas por mulheres têm em média, rendimentos de 21% acima da média, o que leva a reflexão de que o mundo passa por uma mudança de eras.

Mais que um evento, é o maior ponto de partida para o empreendedorismo. Além disso, fortalece a comunidade local e conecta empreendedores, mentores, investidores e aceleradoras. Empresas promissoras que saíram do Startup Weekend foram: Easy Taxi, Waze, Agrosmart, Zapier. As vagas são limitadas.

Como funciona?
O evento tem início na noite de sexta-feira, com o palco aberto para as participantes compartilharem suas ideias e inspirarem as demais a se juntarem a seus times. As ideias mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e domingo, os times focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo.

Os grupos recebem todo o apoio de mentores, empreendedores experientes e especialistas em diversas áreas (finanças, marketing, desenvolvimento de produto e etc.), para colocar as suas ideias mais próximas do sucesso. A equipe organizadora do evento é voluntária e se propôs a propagar esse formato de evento, idealizado pela empresa norte-americana TechStars.

Na tarde de domingo chega o grande momento, o palco é aberto para a apresentação das startups e dos resultados do final de semana, onde uma banca avaliadora composta por especialistas em startups e investidores escolhem os 3 melhores projetos.

Comentários

comentários

adriana roma