Mais que estar na moda, é ter estilo para preservar a natureza
Os brechós têm conquistado os consumidores e os movimentos mais glamorosos da moda. Em sintonia com a tendência de upcycling, que propõe a economia circular e o aumento do ciclo de vida dos produtos, os brechós como o Santa de Casa podem contar com uma curadoria de moda para reunir os melhores “desapegos” para as clientes. Recentemente, até a Luana Piovani decidiu investir em uma plataforma online de desapegos, a @cansei_vendi.
No caso do Santa de Casa, a empreendedora, Ana Canato Issa, contou com a a vivência da moda e da decoração, quando ainda morava em São Paulo, para apurar o olhar antes de montar o próprio negócio. Ela afirma que, além dos bons preços, a loja também estimula o consumo sustentável. “Comprar desta forma evita o descarte desnecessário de uma roupa ainda própria para uso”, diz.
A ideia de abrir um brechó surgiu após receber o incentivo de uma amiga que participava de bazares promovidos por Ana. Ela conta que os desafios da área são muitos, mas destaca a necessidade de ter paciência e empenho. O prazer por trabalhar neste ramo, entretanto, é considerado maior do que as dificuldades, de acordo com a empreendedora.
Localizado em Valinhos, o local tem uma decoração aconchegante e é feito para que as clientes se sintam em casa. Ele é classificado pela proprietária como “um brechó com cara de boutique”. Lá podem ser encontradas peças novas e seminovas em ótimo estado, além de roupas de marca famosas. Ana comercializa peças próprias e consignadas.
A vantagem de fazer compras em um brechó, segundo a proprietária, é a possibilidade de manter o guarda-roupa sempre renovado, inclusive com peças exclusivas, sem gastar muito. Além do baixo preço das roupas em geral, sempre há promoções.
Eventos esporádicos para venda das peças são realizados para unir as mulheres. Os looks cobiçados por elas estão sempre expostos nas páginas do Facebook e Instagram do Brechó Santo de Casa.
Ana Canato Issa
Contato direto: (19) 3869-1808 / (19) 98956-9601