Associação fundada por um grupo de dez mulheres já mantém diversos projetos sociais pelo Brasil, em diferentes nichos de atuação
Comprometidas com a construção de um mundo melhor, dez empresárias brasileiras se uniram para fundar o Instituto Nação de Valor (INV), uma associação civil sem fins lucrativos que hoje sustenta dez projetos de transformação social em diversos nichos e Estados do Brasil. Vindas de diferentes cantos do país e carregando histórias de vidas diferentes, as empreendedoras Katiane Vieira, Rita Mamede, Janaina Paes, Viviane Ferreira, Helda Elaine, Fabiana Couto, Carla Falcão, Andreia Gomes e Célia Rizzante se uniram por um objetivo comum: a vontade de transformar a realidade do mundo atual, a partir da valorização da figura feminina.
“Estamos experimentando na prática o poder transformador da mulher que decide ser protagonista. Com este projeto, estamos mostrando a um número cada vez maior de mulheres e meninas que, por meio do autoconhecimento, somos capazes de fazer acontecer e transformar a sociedade”, afirma Katiane Vieira, presidente do INV. Para isso, elas se amparam nos Objetivos do Desenvolvimento da ONU, que foram estabelecidas pela organização em 2015, a fim de acabar com a pobreza, erradicar a fome, alcançar igualdade de gêneros e promover o crescimento econômico sustentado.
Com estes objetivos em mente, as fundadoras do INV passaram a se dedicar a projetos que visam o desenvolvimento humano por meio de ações que promovem a autoestima individual e coletiva com justiça social, na melhoria das condições de vida e a defesa da cidadania e dos direitos, no respeito à pluralidade, na igualdade de oportunidades e a inclusão social. É nesse contexto que estão inseridos os projetos:
Uma Nova Mulher – foca no protagonismo feminino para promover a mudança no mundo;
Menina Percussão – coloca a música como objeto de inclusão e empoderamento da menina;
Dançaterapia – promove a autoestima e convívio social na melhor idade por meio da dança;
Einsten Floripa – disponibiliza curso pré-vestibular gratuito para jovens de baixa-renda;
Jogando pela Vida – promove inclusão social por meio da formação desportiva;
Mulheres em Ação – geração de trabalho e renda, dando autonomia à mulher;
Óleo que transforma – gera renda por meio da captação de óleo de cozinha usado;
Tá ligado?! – promove palestras sobre cidadania voltadas ao público jovem;
Barca dos Livros – promove acesso à literatura.
As dez fundadoras do Instituto Nação de Valor possuem formação em diferentes áreas, como coaching, mentoria, desenvolvimento humano, finanças, empreendedorismo, entre outras. Por meio de palestras e dos projetos citados acima, elas buscam levar ferramentas a mulheres de todo o país, contribuindo para que elas desenvolvam o autoconhecimento e descubram o poder de realização que possuem, desmistificando a crença de que a mulher não ocupa posições estratégicas e de liderança ou que não podem ser donas de seu próprio negócio de sucesso.
Para saber mais, acesse: http://institutonacaodevalor.org.br/