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16 dez

O “estilo fazenda” que agrada ao paladar dos campineiros

Em meio a movimentada região do Guanabara, em Campinas, quem passa pela Rua Dona Joana de Gusmão, número 65, não consegue deixar de reparar em uma casa que destoa do cenário da cidade grande. Um prédio com um jardim na entrada e detalhes em madeira é o local que Elise Schemberg escolheu para abrigar o Empório da Fazenda.

O posicionamento do negócio é de um empório de produtos artesanais brasileiros, cafeteria rústica, com inspiração e referências da cultura colonial e caipira. É um lugar aconchegante para tomar um café com pão de queijo, no fim de tarde, ou para comprar produtos artesanais de pequenos produtores. Detalhe de conquistar o coração é o coador de pano, no qual o café é passado na mesa do cliente.

Nos finais de semana e feriados (Verifique a agenda do local nas redes sociais), o Empório serve café colonial da fazenda, com a opção de buffet à vontade por pessoa ou por peso.

Orgulhosa pela trajetória do negócio, Elise conversou com o EncontroElas sobre a jornada empreendedora dela. Confira:

Elise, conte-nos sobre suas experiências profissionais anteriores ao Empório.

Trabalhei boa parte de minha vida com vendas B2C (Business to Client). Depois iniciei um projeto em um jornal, que consistia em criar e vender projetos especiais (cadernos internos do jornal), voltado principalmente para B2B (Business to Business). Dessa experiência, parti para comunicação interna e me tornei coordenadora de comunicação na APP Campinas (Associação dos Profissionais de Propaganda). Ao final dessa experiência, decidi empreender e tive a ideia do empório.

Nesse caminho, como chegou a ideia de abrir o próprio negócio?

Sempre pensei em abrir algo pequeno e pensava em trabalhar com alimentação, porém, algo pequeno e “exclusivo” – como um bistrô, que inclusive, era a palavra que me vinha.

Como nasci em sítio e meus pais ainda moravam nele, em uma visita, surgiu a ideia de trazer ao consumidor da cidade grande os produtos artesanais fabricados por pequenos produtores. Dessa forma poderíamos valorizar o produtor, facilitar o acesso a alimentos diferenciados e ter um negócio inovador em Campinas.

Quais os princípios que adotou para decidir o tipo de estabelecimento que teria? 

Adotamos os princípios do confort food, que se trata da comida lá de casa, da mãe, da avó e da tia. Aquela que remete à infância e às coisas mais simples e deliciosas da vida. Também pensamos muito no slow food, cujo objetivo é promover a maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e valorizar o produtor e o meio ambiente.

E quais foram os principais desafios? Como fez para superá-los?

O maior deles sempre é verba para viabilizar o negócio. Principalmente porque o abrimos em 2015, ano em que a crise se instalava com muita força em nosso país. Depois de decidir abrir o próprio negócio, foi necessário desligar a TV e me conscientizar de que se quisesse algum resultado positivo, ele teria que sair de meu suor.

E em pouco mais de quatro anos, vocês já perceberam algum retorno?

Já sim. O primeiro investimento que fizemos já deu retorno, que inclusive foi utilizado para reformar o espaço que temos hoje e deixá-lo com a aparência de fazenda.  Fizemos atualizações no cardápio, corrigimos algumas estratégias, preservando nossa essência.

Por fim, qual seu recado àqueles que pretendem montar o próprio negócio?

Acreditem no que querem fazer, estudem antes de investir, pesquisem a viabilidade do negócio no local que será montado, não esperem que outros façam por você, se dedique de corpo e alma.  Quando pensar em desistir, tente mais um pouco. Essa é a diferença de quem alcança o sucesso e de quem não alcança.

O mais importante é não se iludir com o famoso “não ter chefe”. A verdade é que você é o pior chefe que terá. Desejo sucesso e brilho para todas as guerreiras desse mundão de “meu Deus”!

Nome: Elise Schemberg

Direto: (19) 3203-5828

E-mail: contato@emporiofazenda.com.br

Site: www.emporiofazenda.com.br

Instagram e Facebook: emporiofazenda

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adriana roma