Com um toque de arte, ela aproveita materiais que seriam descartados
A tríade reduzir, reutilizar e reciclar ditou a atuação da empreendedora e arquiteta, Alba Milioni. Residente na cidade de Salto, no interior do Estado de São Paulo, ela começou a empreender por volta dos anos 2000. Naquela época, ela pintava telas e usava as imagens para fazer capas de caderno. Aos poucos, ela conheceu diferentes papéis reciclados. Logo aprendeu o processo de reciclagem para produzir a própria linha de papéis, incorporando a confecção de cadernos, agendas, blocos de anotações, entre outros itens. As vendas via internet impulsionaram o negócio para atender demandas de brindes e presentes.
Mesmo com a sustentabilidade tão em evidência, Alba enfrentou dificuldades para posicionar seus produtos no mercado. “A produção com produtos recicláveis tem preços mais elevados quando comparados com as papelarias tradicionais. Por ser totalmente artesanal, nossa produção é lenta, o que demanda uma programação cuidadosa das entregas”, explica Alba.
Combinando persistência e qualidade à papelaria sustentável, Alba conseguiu posicionar a linha de produtos dela, tornando-se uma referência. O papel que seria descartado por uma gráfica da cidade é recolhido passa a compor os novos produtos da empreendedora. Para compor o miolo dos cadernos e dos blocos, ela investe no papel reciclado industrial certificado.
Além dos papéis reciclados, ela produz lápis a partir de galhos secos encontrados pelo chão nas plantações de eucalipto. “Eu mesma recolhia os gravetos por um bom tempo. Quando eu comecei a visualizar essa linha de produtos, mais ideias surgiram com os lápis feitos com giz de cera e grafite, dando ainda mais força ao meu negócio”, acrescenta. Atualmente, ela conta com um assistente para auxiliá-la coleta dos galhos.
As vendas continuam centralizadas pela internet. Alba conta que atende todo o Brasil e já vendeu até para outros países. Quer saber mais sobre esse trabalho de arte e sustentabilidade? Visite a página: https://www.facebook.com/actobrasil/