Topo
1 set

Mercado em crescimento, consultoria e venda de produtos eróticos atrai empreendedora de Campinas

De Agudos (SP), Ana Paula Pisano veio à Campinas para se casar e aqui se instalou. Depois de trabalhar como supervisora de telemarketing e, ter tido aí uma experiência com vendas, ela decidiu que estava na hora de abrir o próprio negócio. A aposta da empreendedora foi diferenciada: tornou-se consultora de bem-estar íntimo e, em 2017, abriu uma loja física para revender produtos que auxiliam nesse sentido. A escolha foi boa, já que o setor erótico previa, um ano antes, um crescimento de quase 15%.

Ana, para começar, como você define o seu trabalho e como você se diferencia?

Sou consultora e o funcionamento é bem parecido com as vendas de cosméticos por catálogo, por exemplo. O meu diferencial, acredito, é o fato de eu ter optado por ter os produtos a pronta entrega e, graças a isso, consigo manter uma loja física atualmente revendo os produtos da A Sós, com a qual faço essa parceria e que, inclusive, me oferece os treinamentos sobre o meu trabalho.

E como você chegou ao mercado de eróticos?

Atuo nesse mercado há dois anos. Eu nem sou de Campinas, sou de Agudos e quando eu comecei a vender, o mais legal para mim foi o envolvimento com outras mulheres. Eu não conhecia ninguém, ficava muito fechada. As vendas me abriram para conhecer novas pessoas e passei a frequentar workshops e eventos de empreendedorismo. Esse fator foi ótimo para a construção da minha rede de contatos.

Você conseguiria destacar um dos bons resultados dessa rede?

Participei do 4º Encontro Elas, por exemplo, e na primeira vez que fui, conheci uma pessoa e fechei uma parceria. Com a parceria, encontrei o espaço físico para a loja. Até então, minhas vendas eram em casa.

A abertura da loja já rende bons frutos?

Eu já tinha minha clientela, mas a loja é um ótimo passo. Minha parceira também está começando com um espaço de beleza e, aos poucos, vamos conquistando novas clientes.

Trata-se de um mercado com o qual algumas mulheres possuem relutância. Como você mantém suas clientes?

Tanto as mulheres mais velhas, quanto as jovens, têm um certo preconceito quando o assunto é sexy shop. Quando falamos em produtos eróticos, a primeira coisa que lhes vem à cabeça é o conceito de “vulgar”. Mas não é só isso. A verdade é que, pelo menos no meu caso, o foco está no bem-estar íntimo.

E o que seria o bem-estar íntimo?

O bem-estar íntimo é essencial para que as mulheres se sintam bem quando estão ou não no ato sexual. Nisso entra, principalmente, a parte da higienização adequada e da lubrificação. Nenhuma de nós se sentirá bem se não tiver uma lubrificação adequada e, para conseguir tê-la, é importante se conhecer.

Nesse sentido, como funciona sua consultoria?

Além de vender os produtos que podem auxiliar nessas questões, trabalho muito com a consultoria mesmo: eu tento entender os problemas da minha cliente e, a partir daí, consigo orientá-la e dar sugestões que lhes serão úteis. Não se trata apenas da venda. Isso faz com que eu nem divulgue o sexy shop em si, meu foco é “Ana Paula Pisano – Bem-estar íntimo”.

Por fim, qual conselho dá aquelas mulheres que têm interesse em ingressar nesse mercado?

A grande jogada é acreditar em você mesmo e criar o máximo de bons contatos possíveis. Eu realmente aconselho a participação em eventos de empreendedorismo, pois eles “dão um gás” aos nossos objetivos. Também é importante colocar os planos no papel, planejar e seguir esse planejamento… fazendo isso, tudo dará certo.

Ana Paula Pisano

Direto: (19) 9 7411-2528

Redes sociais: Facebook (anapaula.rodriguespisano)

Redação: Débora Lopes

Comentários

comentários

adriana roma