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6 maio

Você já usa o WhatsApp Business?

Bianca Belonci - WhatsApp Business

Durante a pandemia, ele se destaca como uma excelente ferramenta de vendas a distância

O WhatsApp Business é uma versão do tradicional aplicativo de mensagens e é focado nas empresas. Lançado em 2018, ele também é gratuito, profissionalizando a comunicação com os clientes, agregando recursos diversos de vendas principalmente para as micro e pequenas empresas.

 

A consultora de negócios e especialista em WhatsApp Business, Bianca Belonci, explica que é possível trocar a versão pessoal do aplicativo para o Business sem a perda do conteúdo, mas vale a pena se precaver e fazer um backup dos dados antes da mudança. Um dos diferenciais desse recurso é a possibilidade de utilizar um número de telefone fixo do estabelecimento da empreendedora, mantendo o número do celular associado a uso pessoal do WhatsApp. “Dependendo do negócio, misturar as conversas pode dificultar a organização do trabalho, deixando clientes sem respostas, em função do excesso de mensagens”, alerta Bianca ao comentar que outra possibilidade é ter dois números de celular para separar os aplicativos.

De acordo com ela, há dois principais caminhos para usar o WhatsApp Business: vendas e atendimento. No primeiro, para quem não tem fôlego para investir em um site ou mesmo em um e-commerce, no WhatsApp Business é possível criar um catálogo ou uma vitrine do negócio, o que já contribui muito para causar uma boa impressão da empresa, expondo os produtos ou serviços. Informações claras sobre o negócio, horário de atendimento, localização e até outros canais de contato como o e-mail também facilitam o processo de decisão do cliente.

 

 

No caso do atendimento, Bianca enfatiza que a comodidade de estar em contato com o cliente é um ponto muito forte desse canal. “As pessoas tendem a ficar o tempo todo com o celular. É muito fácil visualizar as mensagens ou consultar informações por intermédio dele”, reforça a consultora. Ela orienta a empreendedora a estruturar uma breve apresentação a partir de três aspectos: quem sou eu, o que eu faço e como posso te ajudar.

Bianca reforça ainda que é importante deixar claro o horário de trabalho. Afinal, o acesso ao canal de comunicação não significa que a empreendedora trabalha 24 horas por dia e sete dias por semana, “O cliente não deixará de mandar mensagem ou fazer contatos, mas ele entenderá que você tem um horário de trabalho. Isso já é diferente de não ter uma resposta ou não ter qualquer referência. Você ajuda o cliente a entender o seu negócio”, explica Bianca. Segundo ela, para evitar constrangimentos, desative a visualização de mensagem. Afinal, se você viu a mensagem, o cliente espera uma resposta, fica na angústia dessa espera e sem retorno.

Recentemente, o WhatsApp limitou o envio de mensagens por intermédio das listas de transmissão. Então, estruture bem essa ferramenta para que ela seja o novo cartão de visitas e, em caso de envios, faça comunicações direcionadas para grupos de até cinco pessoas. “O WhatsApp busca a customização das conversas. Por isso, tenha cuidado para não mandar mensagens massivamente. Ele é uma ferramenta em que o cliente tem autoridade para te bloquear e te denunciar. Se você for denunciada, você perde seu número no WhatsApp e não tem como recuperar”, alerta Bianca.

 

 

Você pode conhecer outros recursos do WhatsApp Business em nosso canal no YouTube, na Conversa Empreendedora que tivemos com a Bianca: https://youtu.be/Rr1dUpbMpqM.

 

Adriana Roma

Especialista em Comunicação Corporativa
Founder Há Propósito Comunicação/EncontroELAS

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