Topo
13 dez

Pratas Maré: qualidade e bom gosto no mercado de semijoias

A marca agrega necessidade e maior comodidade para a compra de peças e acessórios em Campinas (SP)

A participação das mulheres na economia do país tem crescido consideravelmente ano após ano. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), mais da metade de novos empreendimentos abertos no Brasil nos últimos anos foram fundados por elas. Uma das regiões que tem conquistado espaço quando se fala em empreendedorismo feminino é o estado de São Paulo: neste Estado, as mulheres já representavam 28,4% dos gestores, em 2000, e 34,9% dos empreendedores, em 2010.

O fato é que elas estão dominando o mercado, seja em empreendimentos de alimentação, negócios, bebidas, e até mesmo no setor de semijoias. Em uma entrevista ao EncontroELAS, Tauany Ramos, 28 anos, contou um pouco sobre a sua história empreendedora com a Pratas Maré, uma marca de semijoais, presente no município de Campinas (SP).

Turismóloga por formação, a empresária decidiu criar a empresa após se formar na universidade, a fim de se recolocar no mercado. Após dois anos de amadurecimento da ideia, ela lançou, em 2017, a Pratas Maré. “O meu propósito era trabalhar com algo que me fizesse tão feliz quanto o turismo, e que, além de ser minha fonte de renda, me trouxesse flexibilidade de horário. Comecei a pesquisar fornecedores, fui à Bijoias, uma das principais feiras do setor no Brasil, e fiz um empréstimo com meu pai para realizar a primeira compra”, destaca Tauany.

No início, Tauany divulgava seu trabalho apenas para algumas amigas e levava as peças até as clientes. Aos poucos a demanda de indicações foi crescendo e ela teve que sair do emprego em que trabalhava simultaneamente para se dedicar apenas ao próprio negócio. Uma curiosidade sobre o nome da marca é a ligação entre a lua e o mar, duas paixões e fontes de inspiração para Tauany, que sempre gostou de pesquisar como as fases da lua influenciam as marés, e a vida das pessoas.

As facilidades para o pagamento, assim como a honestidade, qualidade, preço justo e a possibilidade de levar as peças até o cliente, são alguns dos diferenciais da empresa. Além disso, a empresária pontua que o planejamento é a peça fundamental do seu jeito de empreender. “Eu sempre gostei de planejar, por isso, compro todas as peças que tenho no catálogo para não trabalhar com consignação. Dessa forma, escolho cada produto, de diferentes fornecedores”, acrescenta.

Para se destacar e fazer a diferença nesse ramo, ela afirma que pesquisar tendências e ouvir a opinião dos clientes é essencial. Para ela, todas as mulheres são especiais e únicas e o trabalho da empresa é realçar esta beleza com produtos de qualidade e que se adequem a personalidade de cada consumidor. O portfólio da Pratas Maré é composto por brincos, anéis, colares, tornozeleiras e pulseiras em prata 925, ródio e ródio negro.

A maioria dos produtos são fabricados em Limeira (SP) e algumas peças são selecionadas em uma importadora de São Paulo (SP). Já as peças de ródio negro, são fabricadas em Ponta Grossa (PR). “Os preços dos produtos variam entre R$19,00, como é o caso dos brincos pequenos, a R$169,90, como os colares e pulseiras de prata. Faço promoções, dou descontos para clientes que indicam amigas ou montam grupos de pessoas que querem comprar”, explica.

Fazem parte do time da marca Diego Silva, noivo da empresária e administrador do site e das redes sociais, e Ana Carolina, amiga que ajuda como modelo na divulgação das peças.

Enfim, Tauany destaca que o mercado está em ascensão e que há espaço para todas as mulheres que desejam investir neste ramo. “O meu conselho é que com dedicação e planejamento tudo dará certo. Sempre preste atenção no perfil das clientes para trazer a elas peças que atendam suas necessidades e acredite no seu potencial”, conclui.

A empresa conta com mais de mil seguidores no Instagram, por isso, a empresária afirma que para 2020 o foco é investir no crescimento da marca e com isso, se dedicar ainda mais ao negócio.

Acesse o site e as redes sociais da Pratas Maré e confira os produtos:

Site: http://www.pratasmare.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/PratasMare/

Instagram: https://www.instagram.com/pratasmare/

Comentários

comentários

adriana roma