Flexibilidade de horário, independência financeira e baixo risco na hora de empreender – esses são apenas alguns dos motivos que têm feito do marketing multinível a escolha de muitos profissionais. Também conhecida como marketing de relacionamento ou venda direta, essa modalidade de negócio consiste na distribuição de bens ou serviços, sendo que os ganhos podem advir tanto da venda efetiva dos produtos quanto do recrutamento de novos vendedores.
Apesar de atrair um público variado, o marketing multinível tem mudado, especialmente, a vida de mulheres que identificaram no modelo uma oportunidade de conciliar o trabalho com a maternidade. Esse é o caso, por exemplo, de Cláudia Kdouk, que é Diretora de Vendas Independente Mary Kay desde 2010. Após atuar por 17 anos no mercado corporativo, Cláudia se deparou com o desafio de conciliar a maternidade e o lado profissional e, por esse motivo, começou a procurar por oportunidades de empreender em algo que a desafiasse a buscar o seu melhor todos os dias e estivesse alinhado com sua essência.
“Foi então que decidi entrar neste segmento para que eu pudesse ter mais tempo de qualidade com meu filho, sem renunciar ao meu desenvolvimento profissional. Já a escolha por trabalhar com a Mary Kay foi pautada na identificação com a filosofia de uma empresa criada por uma mulher visionária (Mary Kay Ash), que tinha como missão apoiar o propósito de outras mulheres”, conta. O interesse pela liderança e pelo mercado de cosmético, que cresce ano após ano, foram outros fatores que pesaram na decisão.
Para dar conta de todas as obrigações que a dupla jornada exige, Cláudia conta que mantém uma agenda com programações mensais, semanais e diárias, que incluem ações de networking, atendimento personalizado aos clientes, entre outras atividades. “Além disso, também trabalho parte do tempo em regime home office, o que exige muita disciplina e um bom planejamento”, diz.
Tal organização também se faz presente na hora de cuidar das finanças. O primeiro passo adotado pela empreendedora neste sentido é a adoção de contas bancárias, cartões e planilhas separadas para as transações profissionais e pessoais. Outro fator que favorece a saúde financeira de Cláudia é o estabelecimento de metas mensais, semanais e diárias de vendas. “Dessa forma, fica mais fácil ter métricas para avaliar o que está dando certo na estratégia e o que precisa de melhorias. Uso também uma regrinha de divisão de recursos que consiste em separar 60% do lucro para reinvestir e 40% para retirada e despesas”, complementa.
Focada na venda direta de cosméticos, a Mary Kay oferece atrativos interessantes para as profissionais que trabalham com a marca, como percentuais de ganhos pela revenda dos produtos que vão de 30 a 40% de desconto com lucratividades que podem chegar até 100%. Plano de carreira estruturado, viagens internacionais, treinamento continuado e programa de conquista do famoso carro cor de rosa, que é marca registrada da companhia, completam a lista.
Outra empresa que também se destaca no segmento de marketing de relacionamento é a Jeunesse, fornecedora de soluções antienvelhecimento que está presente em mais de 140 países. Denise Losso trabalha com a marca há quase três anos e conta sobre a experiência como distribuidora independente. “Atualmente, sou Executiva Safira da Jeunesse e posso afirmar que o marketing multinível não é para quem quer ganhar dinheiro fácil. Ele exige muito trabalho e dedicação para ter sucesso neste meio”, diz.
Mãe de quatro filhos, Denise entrou para o segmento para conquistar mais liberdade e qualidade de vida. Arquiteta de formação, ela empreendeu na área por 20 anos e também já foi dona de um restaurante. Nesta época, Denise chegava a trabalhar 14 horas por dia e quase não tinha tempo livre para ficar com a família. Por isso, decidiu vender a sua parte no negócio e partiu para novos desafios. “Foi neste contexto que me apresentaram o marketing de relacionamento e vi aí uma oportunidade de trabalhar de casa, já que as vendas na Jeunesse são feitas online, ser minha própria chefe e escolher em quais horários ou com quem vou trabalhar”, conta.
Como ainda tem filhos pequenos que demandam bastante atenção, a empreendedora precisa se organizar bem. Normalmente, ela usa o período da manhã para fazer contatos e prospecção da marca, bem como vendas. Já na parte da tarde, ela se dedica mais às crianças. Por fim, Denise também escolhe duas noites na semana para fazer reuniões e treinamentos presenciais ou remotos.
Para quem também deseja se aventurar neste universo, a profissional dá a dica: procure sempre por produtos que tenham diferenciais reais e ofereçam resultado eficaz, gerando recompra em curto ou médio prazo. “Fique atenta também à reputação da empresa e procure saber se ela fornece materiais virtuais para treinamentos, bem como eventos presenciais para capacitação dos distribuidores. Por fim, converse com pessoas que já trabalham no ramo e se arrisque mesmo com medo”, incentiva.
Complementando o time de mulheres que obtiveram sucesso ao abraçarem o marketing multinível está Sandra Ferreira, coach de saúde e bem estar da Herbalife há seis anos. Assim como Cláudia e Denise, Sandra também ingressou neste modelo de trabalho para estar mais próxima da filha, porém, de uma forma diferente. Isso porque as duas são sócias e atuam juntas no suporte aos clientes da marca.
“Quem trabalha com venda direta sabe que a possibilidade de crescimento depende exclusivamente do próprio empenho. É justamente essa perspectiva de crescimento, bem como a possibilidade de ver a saúde e a autoestima de muitas mulheres melhorarem, que me mantém motivada a sempre dar o meu máximo”, conclui.
Considerada uma das maiores empresas de venda direta do mundo, a Herbalife conta com consultores independentes em mais de 90 países. Entre os atrativos da empresa destacam-se o baixo custo para iniciar o negócio, uma vez que não há exigências de compras mínima ou mensal, bem como a garantia de reembolso do custo do Kit Herbalife e produtos comprados, em caso de desistência nos primeiros 90 dias. Além disso, oferece estrutura de treinamento e apoio ao consultor independente, incluindo vídeos, catálogos, webséries e centros de aprendizado.
Assim como outros negócios, o trabalho com marketing multinível exige cautela nos investimentos. Antes de colocar seus recursos financeiros em um novo negócio, busque informações no Sebrae, bem como avalie fatores como prazo e riscos para que você tenha retorno do seu investimento.